quinta-feira, 23 de junho de 2022

Livros Leves: lista amiga I

Dicas Livros Leves 🌿

 

Hoje começo a mostrar a primeira parte da lista de livros leves que uma das pessoas que eu conheço que mais entende de livros, traduções e Simone de Beauvoir, minha amiga Heci Candiani. Curiosamente nessa lista, não há nenhum livro da Simone, haha! Mas vamos lá. que as dicas são preciosas!💎


um cocker spaniel cor de mel fofo na capa


🐶Flush: Uma biografia, Virginia Woolf 

O livro famoso trata do cãozinho Flush, publicado em 1993. Virginia Woolf deu-lhe vida, dotando o Cocker Spaniel de complexidade acessível aos humanos, ganhando vida, enquanto tenta entender a si mesmo e o mundo. (ver o link da LP&M no título)

Eu dei uma olhada nas resenhas e sites que editoram e vendem o livro e descobri que existem versões para todos os bolsos, de 0,00 reais a muitos reais. . E, além das imagens fofas de cachorro, encontrei esse comentário sobre o livro, que me deixou mais interessada.

"O livro continuou relegado ao porão das curiosidades literárias pelas décadas seguintes até ser redimido, no final dos anos 1990, pelo florescente campo acadêmico dos “Estudos animais”. Mas não sem algum reparo: embora alguns lhe atribuam o mérito de certo pioneirismo ao assumir uma visão menos antropocêntrica do mundo, outros criticam-no por perpetuar a tendência antropomorfizante que caracterizaria a literatura em geral. De qualquer maneira, a renovada importância dada ao livro no contexto da chamada “virada animal” significou uma espécie de vingança da divertida paródia biográfica de Virginia." (resenha tag:livros)

🌹A Princesa de Clèves, Madame de La Fayette

Capa da Edição da Edusp- parece ilustração dos 1500


Graças a essa lista da amiga Heci, pude saber da existência dessa obra, que é um marco para o romance como gênero literário. Escrita em 1678, pela Madame de Lafayette (1634- 1693), o livro, até onde eu entendi, inova no enredo, que, apesar de falar de amor, foca no mundo interior das personagens, em vez de mergulhar no estilo das novelas de cavalaria, com desafios externos em cascatas a serem superados. Encontrei preços entre 17 e 50 reais, o livro tem cerca de 164 páginas, em pelo menos duas editoras aqui no Brasil: a da Folha de São Paulo, uma edição em ebook na Amazon, outro livro físico pela Record, e uma da EDUSP, que vocês encontram aí nas próprias editoras ou nos grandes sites. 


O auto da maga Josefa, Paola Saviero

Até aqui esse foi o que mais me atraiu. O que li dele, já me fez rir e me deixou curiosa para saber o que Toninho, caçador de demônios e sua mula "Véia" vão fazer nas suas empreitadas contra mal, junto com a companheira de caçadas, a maga Josefa, a própria filha do sete-peles. Paola Saviero lançou a curiosa obra no ano passado (2021), pela editora Gutemberg, com uma capa lindíssima e pela editora Dame Blanche, que tem uma capa bonita, mas eu gosto de coisas bem coloridas. Tem essa resenha aqui, no blog Ficções Humanas e, aqui, no blog Dei Um Jeito. A obra tem 250 páginas e cerca de 33 reais. 😎

Capa da Editora Gutemberg: adoro!


💟Uma ideia toda Azul, Marina Colasanti

Uma ideia toda Azul vem conversar com crianças e jovens, mas não só! Se tratando de fábulas e contos de fada, eu mesma me incluo nesse público. Personagens aparentemente solitários, sejam gente, sejam bicho, parece que querem compartilhar um segredo mágico com quem lê. É um livro que ganhou o prêmio da crítica em 1979, ilustrado pela própria escritora (eu acabei de lembrar que tenho um livro dela ali na estante cheio de poemas). Encontrei o livro para vender em ebook, livro físico, só em sebo. Acho que vale muito ter em casa. O conto do rei, que é o primeiro capítulo, tem de graça na Amazon e é cheio de imagens, sensações, poesia. 👑

Essa é a capa de 1979, feita pela autora.



E por enquanto aqui termina a primeira parte da lista que ganhei das amizades. Na próxima postagens, as últimas 5 obras indicadas pela tradutora, pesquisadora & minha amiga pessoal Heci Candiani. 💙

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS