segunda-feira, 21 de maio de 2018

Qual o lugar na mulher na produção cultural piauiense?

Gostaria de compartilhar com vocês essa bonita reportagem. Ela fala de duas iniciativas belíssimas de promoção cultural liderada por mulheres: o "Leia Mulheres", Teresina e o "Zine Desembucha, Mulher!".




Infelizmente não foi ao ar [edit. foi transmitido na semana seguinte]. Seja lá quais tenham sido os motivos, é importante frisar que para começarmos a criar um novo vocabulário, que promova uma ruptura no foco das reportagens locais em apresentar mulheres apenas em papéis tradicionais, ou como corpos assassinados por seus companheiros (feminicídio, com números a não serem ignorados no nordeste), é preciso que não seja tão fácil assim cortar a divulgação das muitas iniciativas femininas, em ambientes marcadamente dominado por homens. Limitando-me a pensar o espaço da escrita e do seu reconhecimento, ainda que as mulheres tendam a ser maioria em cursos como o de Letras, por exemplo, os cargos de poder nas universidades, as cadeiras das academias de letras e os escritores convidados como estrelas dos eventos literários continuam sendo homens (e homens brancos). Por esses lapsos estruturais, que terminam excluindo as mulheres de modo institucional e também, por conta das falácias imediatistas da moda, que tentam desmerecer os dados e as políticas públicas já plenamente justificadas por décadas mundo afora sobre as questões de gênero, é que se torna dever de cada uma de nós e cada um de nós, nos esforçarmos para termos nossas vozes ouvidas e as das demais mulheres e também dos homens que entenderam que o mundo agora é outro. 

Na terça-feira, dia 22 de maio, às 18:30h estarei compondo a primeira mesa de um ciclo de conversas que a Revista Revestrés promoverá para dialogarmos sobre as diversidades que são as bases do nosso mundo e sobre o papel da mídia e do jornalismo em meio a tudo isso, incluindo aí as tentativas de retrocesso, backlashes esperados de quem ainda não entendeu que seu tempo passou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS