segunda-feira, 21 de outubro de 2019

No consultório com Frankenstein

Hoje eu estive pensando sobre ser uma boa pessoa.
E isso você retirou de algum livro de filosofia?
Não, tirei de um livro de terror.
Faz sentido. Vai me contar o título?
Sim, Frankenstein.
E o que você concluiu?
Há um trecho lá que diz expressamente que só é possível avaliar se se é uma boa pessoa alguém que  encarou a vida fora das expectativas alheias.
Não lembro desse trecho...
É porque está nas entrelinhas, você está com o mau costume dos livros acadêmicos.
Desculpe...Devo estar mesmo. Mas então não decorre que aquela que encara a vida seja boa, mas apenas que pode começar a ser inquirida a respeito da bondade ou não de seus atos.
É isso. Você fala tão bonito... Contudo, não pensei boa coisa a respeito dos que sequer ultrapassam aquele limite.
Se não podem ser avaliados, seriam amorais?
Não, ainda estou falando de Shelley. Seriam o monstro antes de ter buscado educar-se e arrisco dizer que seriam, também, a noiva de Victor, não lembro o nome dela...
Nem eu... E quanto a mim? Você acha que sou uma boa pessoa?
Não parei para pensar no seu caso, mas em geral todos achamos que somos boas pessoas, não?

Foto alterada de duas páginas do livro mencionado- A anatomia de um torso e o título  da obra, com o nome da autora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS