sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Como um círculo ou uma lemniscata

Eu Investigo Qualquer Coisa Sem Registro: Thaís Campolina


🏡 No início do ano eu li um livro de poesia que me deixou confortável, me senti visitando uma casa que, se eu não conhecia, já havia visto algo muito próximo das minhas próprias emoções, sensações e até mesmo das manias que a gente nunca compartilha muito, porque pode parecer muito esquisito. Claro que essa é uma impressão muito particular minha. A autora desse livro me convidou no início do ano, para um bate-papo no Clube Cidade Solitária (ver instagram), abrindo esse ano que está quase dizendo adeus. 

Foi um modo muito gentil de começar esses 365 dias de muita luta, mesmo das posições mais precárias em que estivemos. 


A luta pode dar-se na cozinha...

FAHRENHEIT FAMILIAR 🍷🍦

minha mãe

me disse

que eu deveria ter lido pouco 📚

seria mais fácil viver

se eu soubesse menos


nesse caso

sentaríamos na cozinha ☕

e que conversa seria?


Ou em algo mais abstrato, o tempo...


SERRA DO CURRAL 

estruturas firmes

ruínas habitadas

dinâmicas ao mesmo tempo

se deterioram

e são deterioradas 


os cupins são grandes arquitetos 🐜


Na justiça, mesmo atrasada...

UMA HISTÓRIA PARTIDA AO MEIO 🕙

um safanão

diante do não 

outro

corretivo futuro

a mesa não foi posta na hora

soco na boca do estômago 💢

choro silencioso

um pedido  de perdão

dessa vez não


a polícia entra em cena 🚨

78 minutos depois

encontra a mulher sozinha

ensanguentada, mas viva 🌼


No mundo insignificante (não pra mim e nem pra Thaís e nem para os biólogos)...

PEQUENA EVA


um piolho de cobra entra pela porta da sala 🚪

chega chegando

com suas mais 400 patas

percorrendo o piso recém-limpo

(...)

outro piolho de cobra entra na casa pela garagem 🐛

guiado pelo cheiro de terra do quintal dos fundos 

morre também

pelas patas de uma gata chamada Eva 🐈

que não perdoa ninguém


📌 Eu ganhei um exemplar da própria autora, que faz parte de um projeto de da prefeitura de Belo Horizonte. Thaís  Campolina e mais 11 autoras e autores foram selecionadas para a publicação. E nós saímos ganhando.

📌 Pensem nos emojis como grifos meus que compartilho com vocês.

📌E emendando um dia no outro, um poema no outro, a gente faz um livro, um ano, a vida. Encerrando 2022 com alguns poemas nesta e nas próximos duas postagens. ✉

livro da thais com recortes de janelas sobre um fundo cinza sobre uma caderneta rosa e uma caneta rosa sobre a mesa
Meu livro autografado



Um comentário:

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS