quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Laís Romero


A postagem de hoje é para apresentar o trabalho de uma amiga querida e talentosa, que eu tive a grande felicidade de conhecer em meio às aflições do mestrado, alguns anos atrás. 

Laís Romero amiga é essa com quem a gente sempre pode contar para aconchego e boas risadas, mesmo que passemos um longo tempo sem nos vermos. Espirituosa, inteligente, sedutora, eu não tive muito como escapar dessa amizade. Ainda bem. O amor pelos livros nos aproximou e continuou sendo uma ótima desculpa para festivos reencontros. 

Laís Romero poeta é paixão, é angústia e bons momentos de uma serenidade cheia de sabedoria. Ela é poeta de poesia, de cartas, de ensaios, de contos. Eu diria que Laís é bem herdeira desta terra de Torquato Neto e Da Costa e Silva (o escritor).

Desde os 10 anos, segundo seu próprio blog diz, veio cultivando essa arte que é difícil de ser assumida por quem a leva a sério. A poesia é levada tão a sério em seus escritos, que se torna o próprio o tema de boa parte dos poemas encontrados no "Alecrim e o sufoco atmosférico"
 
Estudo nº9
No ato de minha morte
perpetuem fora de meu peito
o coração já cansado
está rôto, tem um defeito
marcado
nunca fucionou direito.

Sempre vistoso rumo à prosa
este órgão, sem remorsos,
ainda há de viver poesia
Envergado de pena e agonia
acostumou-se a trabalhar em silêncio
viciado em lento lamento
condoía-se de café e cansaço

Foi o mais tímido fracasso
que colecionei em vida.

Piada pronta
Um poema me consome neste instante.
Sacudo os pés em angústia
e minhas vísceras se retorcem
de ansiedade.
Mas eu não sei como fazê-lo...
Só sei sorrir essa mesma
velha história de sofrer
pelo poema que não se pode parir. 
     
Além do metapoema, ou do poema que trata do poema, os temas da paixão muito humana, a experiência da maternidade, as questões sobre nossa condição frágil de animais humanos, a depressão, os sonhos, todos são temas-estradas para vivenciarmos seus versos.

Perpendiculares
Desafiar o novelo
num grito
nesta linha
perigo .

desfiar o caminho
aviso !
preciso parar
de correr o risco
da vida.
 
Água viva
Sob o peso da atmosfera
temos a certeza de um sussurro
ao pé do ouvido
O vento mordido
repete os mesmos verbos:

Somos os mortais perdidos
com medo do infinito
sorrindo diante do hediondo

Somos os meninos
carregando baldes vazios
rumo ao poço dos desejos
fragmentados pelo sol

Somos enfim solitários
vadios e canalhas
presos às insinuações diárias
aos ditados desmerecidos

Continuamos de terno
soltos no meio da rua
sorrindo, patéticos e belos,
inconscientes que estar vivo,
realmente, não tem de quê.

Na primeira década e no início desta que finda, Laís foi participante ativa de muitas iniciativas dos grupos de poetas da cidade. Da Academia Onírica, da Trimera, um tipo de antecessora da primeira, ambas movimento cultural e revista, de publicações como a Desenredos, que ainda é ativa online- além de outras experimentações. Ela também colabora com o SALIPI desde os primeiros anos do evento, junto com tantas outras apaixonadas por livros. 

Questão de perspectiva

Alguns dizem que meu filho é pequeno.
Discordo. Como sempre o olho de perto, o vejo enorme.
O maior!

Eu digo amor
e meus lábios se entregam em febre e reticências. Antes a palavra escrita ante o desespero de não ser. Sempre espero alguma coisa além e sempre me perco nos ilimitados detalhes das texturas incandescentes. O fogo. Eu digo amor. Desta vez grito para que o sangue corra rápido, para que o medo estremeça e para que meu rosto assuma nova cor. Eu sempre digo amor. É que me repito em parágrafos infinitos, me suplico para que eu pare e não atendo meus pedidos. Ah!... eu digo amor! Eu digo e não funciona, minhas pernas somem e eu morro quando a alma abandona, o vento me carrega e é quase sempre o espírito. Eu digo amor, eu digo.

 Passageira



Nada pode me matar
nem o sumiço das horas
passatempo tão pesado
nem a neblina nos olhos
amargor fechado
nem as agulhas espalhadas
gritando em minha pele
nem o sussurro tangível
de quem atravessa o labirinto
e nele se consome.

Nada pode me matar
ouço o despertar felino
das moças prostitutas febris
ouço o semáforo em amarelo
das madrugadas solitárias
meus músculos ouvem
e repelem cada centímetro.

Nada pode me matar
nem a minha insegurança
meus braços maiores que tudo
o sufoco que impus ao mundo
as trapaças na roleta russa
Nada
o frio que me enreda
e devolve meu ser azul
não pode alcançar meu peito.

Nada pode me matar
nem os tiros de glória
de um passado inexistente
nem os hermetismos de outrora
serenas madrugadas sombrias
álcool e poesia
desejo e repreensão.

Nada pode me matar
eu grito isso há tanto tempo
reviro páginas
deito espalhada
e penso se vou ficar aqui sozinha
pelo resto dos dias
sem me levantar.
 
  

Ato máximo
atirei meu coração aos lobos
e
por puro prazer estético
eles o mantém ainda vivo 
 

Atualmente é professora de português no IFMA e pesquisadora e mestre na área de literatura. E além do blog Alecrim, você pode encontrá-la no Medium.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS