segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Pecado Original

Sete seriguelas: cinco verdes, uma de vez e uma última madura



Se Gênesis tivesse sido escrito pela minha mãe, o fruto proibido jamais seria uma maçã ou similar. Que mal pode haver em uma fruta comestível? Pera, uva, bacuri, goiaba, guabiraba e até pequi, nenhuma delas haveria de ser o fruto proibido. Eu, habitante do jardim, com meus irmãos, jamais reclamaríamos de não podermos comer quaisquer daquelas frutas. O que nos custaria a imortalidade e a eterna distância do amor divino seria, isso sim, o acompanhamento da eventual fruta: o sal e a pimenta. Sim, amigos... aquela manga verde temperada, aquela seriguela com sal e pimenta, ou só com sal, isso sim provocaria a fúria da manda-chuva do jardim. O medo imposto em mim de comer a mistura proibida, até uma certa idade, era o equivalente ao temor de ter que sofrer as consequências de uma mordida no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Dá o que pensar esse medo de que adquiríssemos uma gastrite numa época tão dura, nos idos anos 1990. Então, na minha cabeça infantil, manga com sal e pimenta senão era o maior, era um dos maiores pecados no nosso jardim do éden.

Daí que hoje, estando em casa de mamãe, peguei uma seriguela que estava ali no saco para amadurecer. Aproveitei que estava sozinha e decidi pegar a pimenta-do-reino e o sal para saborear a fruta. “Ora, já comi manga temperada em salada de self-service dezenas de vezes!”. Preparei o pires, misturei com o dedo indicador o branco e o preto; mergulhei a seriguela mordida lá. Comi a frutinha toda. Uma delícia. A sensação engraçada de burlar uma regra doméstica não tinha mais peso, já tenho mais de trinta anos, mas a agitação que se deu em mim para realizar um feito tão simples, em vez disso, provocou uma saudade do desemparo da infância, em que as regras mais inusitadas se fazem necessário, uma sensação de arrependimento de não ter sido uma criança desobediente, um imenso carinho pelo cuidado da minha mãe e uma alegriazinha de desafiar, novamente, meu paladar adulto acostumado. E um certo alívio de não ter havido nenhuma expulsão com direito a anjo com espada de fogo[1]. Logo, convido quem está lendo esse texto, ao pecado original com sua fruta favorita: sabor, ardor, amor.[2]






[1] Certamente as imagens de “Belas maldições”, série da Amazon baseada em homônimo do Neil Gaiman, estão em mente, avivando a metáfora bíblica.
[2] Referência ao musical “Ardor, Amor”, que esteve em cartaz em Teresina, no mês de Maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS