sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O cometa da mamãe

Mapa Político do Maranhão

Eu fiquei tão feliz em ter descoberto o nome do cometa que a família tinha visto muitas décadas atrás no interior do Maranhão!

Vou contar a história.

Mamãe sempre falava que acordavam ela de noite para ver, depois notaram que pela manhã continuava a passar. Diziam que era o Cometa Halley, o que, depois que cresci, sempre me deixava confusa, porque esse era um cometa com data certa pra passar e não batia com os anos da década de 1960 quando teria provavelmente ocorrido o evento que mamãe descrevia- pela idade dela. 

O Cometa Halley havia passado em 1910, pode ser que alguém que estava vivo na época tenha achado que era o mesmo ou alguém que conviveu com quem havia visto o cometa mais famoso. É preciso lembrar que nem mesmo as capitais do país tinham um registro muito elaborado desses fenômenos na década de 1960. A coisa vinha de memoria, vivência e oralidade.

Da parte da minha família, esse momento ficou conhecido como os dias que vimos "o cometa Halley". Tentando entender a confusão de nome, sem desmerecer a memória transmitida, eu fiz a contagem de anos e umas pesquisas simples no google e achei o melhor candidato à substituir o nome do falso Cometa Halley. 

Um cometa muito brilhante que passou no ano de 1965 e foi visto no Brasil. Encontrei os arquivos de jornal da ilha de Florianópolis. Porque lembrando mais uma vez: era 1965, num Brasil que vivia seu primeiro ano de uma ditadura militar, então se antes as informações eram escassas por questões tecnológicas, some-se a isso a escassez provocada por questão de censura ou, no mínimo, de falta de incentivo à ciência- não ufanista. Pra nossa sorte, existe a memória popular a respeito desse fenômeno. Então, de certa forma, eu me senti redescobrindo esse cometa pra história da minha família, o que pra mim foi muito bom. 

Fiz o relato da minha "descoberta" para a pessoa que me relatou o fenômeno em primeira mão, minha mãe, explicando um pouco mais do que havia descoberto e porque aquele era um cometa Halley genérico. Compartilhei com ela o provável nome daquele visitante celeste, Ikeya-Seki e ela pareceu gostar de relembrar daqueles dias de alvoroço da sua infância e de saber que provavelmente aquele cometa tenha sido o mais luminoso do século XX!

o cometa caindo da direita superior para a esquerda inferior, em tom esverdeado



E não deixa de ser curioso o fato do material que eu encontrei a respeito desse cometa familiar, fosse ser seu justamente em relatos da cidade de Florianópolis, que foi uma outra cidade que morei- quando precisei continuar meus estudos. 

E você? Tem alguma memória de família que ajuda na memória coletiva? Talvez todas forneçam isso em algum grau, dependendo do que se procura. É mais um exercício de compreensão de si e do entorno, ao longo do tempo.


Informações extras: 

- O cometa Ikeya- Seki ou Cometa Jap-65 (21 de outubro de 1965); 
- Foi avistado primeiro no Japão, por isso o nome;
- Pode ser visto até o dia 10 de novembro do mesmo ano;
- Era do tipo que se dirige ao sol. Nome formal: C/1965 S1, 1965 VIII, e 1965f;
Era visível na luz do dia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS