quinta-feira, 27 de outubro de 2022

por que fazer arte em um diário? (com easter egg)

journaling/escrevinhando*



Por que escrevinhar um diário? Aqui appresento alguns dos meus motivos!

1. A gente estabelece uma nova relação com aquele caderno onde anotamos fatos e datas memoráveis;

donotmicrowavecraft- lindsey- perfil journal


2. É mais atraente para o seu eu do futuro se interessar em rever as próprias anotações. Eu era a pessoa que queria fugir das próprias ideias e memórias escritas, nunca mais folheando o que escrevia por lá. Tornar meu diário mais artístico, mudou completamente isso;


luv.asxce- perlita- perfil journaling



3.Aprender novas habilidades. Como a internet já tem uma memória considerável de artistas de diários ensinando muitas técnicas diferentes para enfeitar a caderneta cotidiana. Eu passei  a me interessar mais por colagem, graças a esses vídeos. Nem todas as técnicas que vejo me interessam ao fim, mas essa é uma das graça do processo de aprendizado;

nette.journals- anett- perfil journaling



4.Treinar caligrafias diferentes. Testá-las nos títulos, nos termos e frases mais marcantes, em alguma citação solta. Existem muitos modos de treiná-las e um modo de aprendê-las pode ser usando sites que oferecem fontes gratuitas como o DAFONT, ou em páginas de caligrafia imprimíveis no PINTEREST- tem outros modos, mas aqui estou tentando lembrar do que está mais à mão.

Foto de página do meu diário com lettering do slonga da campanha do PT 13 LULA
Lula Lá! Brilha Nossa Estrela!Lulá Lá! Fontes: Lemon Milk e Celebrate


5.Relaxar. O diário nem sempre é um exercício relaxante. Às vezes você está realmente descrevendo um evento ou um sentimento mais difícil e, ainda que uma maior clareza venha disso, o relaxamento só vem depois. Então colocar no mesmo caderno e até na mesma página seus exercício de criatividade pode ajudar a dar uma amenizada no que você lê. O restante do relaxamento vem com a busca pelo layout mais interessante, se com um padrão de cores ou se totalmente caótico (é o meu favorito, porque não tenho paciência)  com o que foi dito nos itens anteriores;

workde.art- modelo journal


6. Aprender a desenhar. Em vez de colar imagens, você pode rascunhar algumas. Pegue alguns modelos no instagram, no próprio pinterest ou em objetos e pessoas ao seu redor. Se você tem vergonha de praticar essa habilidade, é só lembrar que NINGUÉM, isso mesmo NINGUÉM vai ver o que você fizer, a não ser que você mostre, porque essa é a lei do diário. Então, lápis e pincel à obra!

Temi Manning- @livingletterplans 


7. Saúde mental. Pense no diário como uma espécie de terapia ocupacional. Todo mundo precisa de momentos só para si para se revitalizar as ideias, as emoções e toda essa arte ajuda exatamente nisso. Palavra de quem pratica!


flying_psyche e psyches_journal


9. Adesivos! O diário é o local ideal para colocar todos aqueles adesivos que você guardou da graduação, escola, de filhes e sobrinhes ou que você compra até hoje, sem saber muito pra quê.  Fica lindo!

stickerrific- modelo journal adesivos




10. É simplesmente uma sensação incrível rever, tempos depois, as páginas que você se deu ao trabalho de cuidar. Algumas vão parecer meio feinhas, outras vão te surpreender tanto que você nem vai crer que é uma arte sua, no final das contas, todas serão queridas e marcantes, porque vão estar mergulhadas nos seus registros preciosos, de coisas banais e de coisas fundamentais.




página  do meu diário
página do diário - meu



* Pedi ajuda para uma tradutora ao pensar um termo que pudesse ser usado no subtítulo junto com "journaling" e Heci sugeriu algumas palavras, dentre as quais decidi por "escrevinhando". Fica aí a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS