domingo, 18 de dezembro de 2022

oS dEz mAiS (livros)

 ❤Animada pelas arrobas do twitter, coloco abaixo as melhores leituras que fiz nesse ano de 2022. Muita fantasia, pouca heteronormatividade (em compensação a que tem é tão fofa) e algum hot, do jeito que eu gosto! Digo inclusive que alguns deles foram um apoio emocional no final do doutorado. Ufa!

❤ A maioria dos links com resenhas  levam a lugares bastante visitados por mim, uns poucos eu inclui sem conhecer muito e fui pela empolgação das autoras do blog, canal do youtuber etc. 

❤ Não levem a sério meu senso de humor único. rs


💐 Lista das melhores leituras de 2022

  1. 1.     O Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstein 🌊

    Esse livro tem o chão, as paredes e a paisagem de fundo feitas apenas de metáforas sobre metáforas. Tem mais um assim nessa lista. Ótimo para românticos, poetas e amantes de livros.

    2.     Casa do Mar Cerúleo - TJ Klune 🏠

    Já esse limpa o terreno do nosso caos diário para colocar com muito cuidado entre nossas mãos juntas, um mundo contido em uma ilha muito especial. O coração sai quentinho e tem poucas páginas.

    3.     Heartstopper (4 volumes) - Alice Oseman 👬 

    Sucesso no mundo todo e na minha opinião muito merecido. Quadrinhos muito cuidadosos em tratar do amor adolescente entre Charlie e Nick, que são muito queridos. Vale a pena conhecê-los e seus círculos de amizade e familiar em todas as mídias.

    4.     Lore Olympus (2 volumes + webtoon)- Rachel Smythe 👰👹

    Minha mais recente obsessão. Não seria difícil de prever, já que temos as Histórias do Olimpo e agregados, muita aquarela rosa e azul, casal com age gap com relacionamento saudável- entre seres divinos, claro-  e bastante respeito pelas pesquisas na área mitológica da Grécia Antiga. Dos que eu mencionei até aqui, esse e os dois últimos Heartstopper trazem alguns gatilhos dos quais podem valer a pena ou não se precaver.

    5.     Piranesi - Susana Clarke 📜

    Viagem. Esse livro é uma viagem! Especialmente se você, como eu, adora brincar com padrões aparentemente aleatórios, ou com tarô. E ainda é entremeado por um certo suspense, que fica mais forte do meio para o fim. Não tem um desenvolvimento muito convencional.

    6.     The Charm Offensive - Alison Cochrun 🎬

    Já esse aqui é um que engana demais pela capa e eu diria que pela resenha oficial, também. Nele você vai ter reality show (essa parte eu fiquei com preguiça), romance entre dois rapazes muito fofos, cada um com sua própria complexidade, diversidade, aborda a questão de saúde mental e da sexualidade com bastante responsabilidade. É simplesmente muito baum de ler!

    7.     Série o Príncipe Cativo (3 livros+ extra) - C.S. Pacat ⛓

    Eu adoro essa série, mas o primeiro livro é puxado. Não que a escrita da autora seja ruim, ou que a construção de mundo seja desestimulante, mas bom não tinha como escapar disso num enredo que se passa entre duas cidades que praticam escravidão (modo da antiguidade). Depois você compreende que aquilo vai ser assimilado nos outros dois livros de um outro modo e que tem muito a ver com a alteração da dinâmica entre os dois personagens principais. Tem gatilho, mas a autora não fica repetindo, repetindo, depois que a cena acaba. A resenha da Tamires fala sobre isso.

    8.     Órbita de Inverno - Everina Maxwell 🚀

    Sim, eu gosto de homens lindos apaixonados, ainda mais quando são homens lindos apaixonados no espaço. Mas esse romance aqui é lento, lento, slow burn como os jovens falam. Porém, isso serve para conhecermos um pouco mais o contexto político em que o casamento arranjado deles está se desenvolvendo. Eles são de planetas diferentes, com hierarquias bem distantes, por conta o status da terra natal de cada um. Ah! E tem uma investigação de assassinato no meio. É isso. Recomendo!

    9.     Just a Bit Heartless - Alessandra Hazard 🔫❤

    Esse aqui é o livro que você vai começar a abrir as páginas e vai subir as primeiras notas do saxofone de Careless Whispers. Não digo mais nada. Não tenho resenha, mas tenho o link do site onde a autora divulga o lançamentos das suas 3 séries: https://www.alessandrahazard.com/ .

    10. No Paths Are Bound (fanfiction TGCF) - CataclysmicEvent (AO3) 🌠

    Esse aqui foi uma menção honrosa à melhor fanfic que eu já li na vida.Não é perfeita, tem muitos momentos em que o drama é exagerado, mas PUTA QUE PARIU quando acerta, e acerta muito, é uma adaptação/releitura MARAVILHOSA da minha novel da vida Tian Guan Ci Fu. Essa safada me fez chorar horrores, tal qual a Mo Xiang Tong Xiu. Por motivos de: não encontrei nenhuma resenha, deixo o link para a própria FF, mas recomendo que só leiam depois de ler a obra original: https://archiveofourown.org/works/34816549/chapters/95862325

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem passíveis de moderação

AS MAIS LIDAS